sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Por dentro das quadras (com Samuel Luz, o Manin)

Olá caros bambas de plantão, eis que apareço novamente nesse espaço depois de tanto tempo para falar de um assunto muito especial: o samba da minha Portela querida! Sim, esse ano temos um samba enredo de primeira categoria. Mas primeiramente, faremos um apanhado geral do carnaval carioca.

No carnaval de 2011, podemos dizer que o grande destaque foi a cadência que as baterias das escolas apresentaram, deixaram um pouco de lado aquela correria que, infelizmente, já estávamos acostumados. Tomara que não tenha sido uma situação pontual, que esse ano confirmem esse retorno tão esperado da cadência no samba. Quando um samba é cadenciado, é mais gostoso de se ouvir e cantar. A bateria trabalha em função do samba, e não o contrário.

Para o carnaval de 2012, já podemos destacar que as escolas de samba escolheram grandes enredos para desfilar. Destaco, além da Portela, Vila Isabel, Mangueira, Imperatriz, Renascer de Jacarepaguá, Grande Rio e, no Grupo de Acesso porém não menos importante, Império Serrano. Gravem uma coisa amigos: enredo bom rende uma boa safra de samba e, se tudo correr como esperado, será escolhido um bom samba na escola.

Voltando ao tema, Manin, então quer dizer que samba bom é que tem 3 refrões e é cantado em tom menor, como esse da Portela? Essa é a nova “tendência”? Não amigos, não é nada disso. O que faz desse samba da Portela importante é que ele foi feito com liberdade, os compositores não se apegaram a nenhuma fórmula ou jeito de fazer. Na final, esse samba de Wanderlei Monteiro ganhou de 2 sambas muito bons, mas não ganhou porque era diferente, e sim porque era melhor, era o que a comunidade queria.

Acho que a Portela tem tudo pra fazer um desfile muito bom, com um samba que vai ser cantado com muita garra pela escola (como sempre, por sinal) e, me arriscando a palpitar no campo mais técnico, dá muitas possibilidades para a bateria Tabajara do Samba usar a criatividade em algumas partes, pois o samba em algumas partes tem um canto mais pausado e em outros acelerado.

Acredito realmente que podemos estar presenciando um resgate de valores no carnaval carioca. Uma revolução não se faz da noite pro dia, ela é silenciosa. Mas não podemos descansar e achar que a partir de agora toda bateria vai ser cadenciada e todo samba escolhido pelas escolas vão ser nota 10 (não a nota 10 dos jurados, por favor. Falo de um samba nota 10 mesmo!).

Já dizia Pintado e Neném, “depois que o visual virou quesito (...) o samba perdeu a sua pujança...”

Mas como uma imagem fala mais que mil palavras, sugiro que assistam esse vídeo, é o momento que a comunidade soube qual era o samba campeão. Vejam e notem a alegria geral.

Letra do samba da Portela para o carnaval 2012:

Compositores: Wanderley Monteiro, Luiz Carlos Máximo, Toninho Nascimento e Naldo


Meu rei
Senhor do Bonfim alumia
Os caminhos da Portela
Que eu guardo no meu patuá
Eu vim na proteção dos meus guias
Com Clara guerreira à Bahia
Cheguei, eu cheguei pra festejar
Deixa lavar, nos altares e terreiros
Tem jarro com água de cheiro
Vou jogar flores no mar

No mar
Procissão dos navegantes
Eu também sou almirante BIS
De nossa senhora Iemanjá


Vou no gongá
Bater tambor
Rezo no altar
Levo o andor
Vem chegando os batuqueiros
Desce a ladeira meu amor
Que a patuscada começou
Eu vim pra rua
Onde o samba de roda chegou


Iaiá
De saia rendada em cetim
Bota o tempero na festa BIS
Oi, tem abará e quindim


Portela cheia de encantos
Acolhe a Bahia em seu canto
Com festas, rezas, rituais
Vestido de azul e branco
Eu venho estender o nosso manto
Aos meus santos do samba que são Orixás


Madureira sobe o Pelô... Tem capoeira
Na batida do tambor... Samba Ioiô
Rola o toque de Olodum... Lá na Ribeira BIS
A Bahia me chamou




Ouça o samba nesse link:
Portela 2012 - Wanderley Monteiro, Luiz Carlos Máximo, Toninho Nascimento & Naldo.mp3

Nenhum comentário:

Postar um comentário